Personalizando seu álbum fotográfico ou scrapbook digital (Tutorial de personalização)

Neste tutorial vou apresentar os conceitos básicos de personalização utilizando o Creative Photo Show. A possibilidade de personalização é uma característica de destaque no Creative Photo Show, pois permite, por exemplo, mudar rapidamente o esquema de cores dos objetos preservando o layout, ou mesmo fazer modificações em formas que se adequem ao estilo do que se pretende. Praticamente todos os elementos podem ser personalizados: Fundos, bordas, efeitos, textos e enfeites. Vamos montar uma página que pode ser utilizada para álbuns personalizados, convites, porta-retratos ou como uma das páginas de um fotolivro. A página é mostrada na figura abaixo.

Vamos iniciar com o fundo. Selecione a aba "Fundos" e a categoria "Popular". Desça com a barra de rolagem até chegar em algum dos fundos do tipo "Faixa" (veja figura). Clique e arraste qualquer fundo tipo "Faixa" para a página. Cada tipo de fundo tem propriedades de configuração específicas, e o mesmo ocorre para os demais elementos (texto, bordas, etc). Para personalizar o fundo, clique no ícone "F", no lado direito superior da página.

Ao clicar no ícone "F" a tela de personalização irá aparecer. As propriedades aparecem no canto superior esquerdo, e ao selecionar cada propriedade os respectivos ítens/cores configuráveis irão aparecer. A figura abaixo das propriedades permite visualizar o resultado das mudanças efetuadas.


O fundo tipo "faixa" que escolhemos permite configurar separadamente o preenchimento do fundo, do interior da faixa, e do contorno da faixa. Além disso outros parâmetros como espessura do contorno e a forma da faixa também podem ser configurados. A figura abaixo mostra os valores e cores que devem ser definidos para obter o resultado apresentado neste tutorial. Experimente livremente para obter modelos que se adequem a sua necessidade. Clique OK (botão inferior direito da tela) para finalizar.






Após personalizar o fundo, acrescente a imagem que vai compor a sua página, clicando na aba "Imagens" e arrastando a imagem escolhida para a página. Rotacione a imagem ligeiramente para a direita.

Em seguida acrescente a borda de sua preferência na imagem. Lembre-se que você pode também personalizar a borda clicando no ícone "B" ao lado direito superior da borda. No nosso caso escolhemos uma borda de tons verdes do tipo "Forma e Sombra" da categoria "Sombreadas".

Para finalizar, acrescente os textos que desejar. Para editar os dizeres do texto, basta dar um duplo clique no mesmo após adicioná-los na página. Para configurar cores e fontes, clique o ícone "T" no canto superior direito do texto (funciona da mesma maneira que as personalizações anteriores). Na página final deixamos a fonte como "Monotype Corsiva" e a cor branca para fazer contraste com o fundo verde da faixa.

Para finalizar o artigo, apresento abaixo três variações obtidas utilizando as opções de personalização.






Até a próxima!

Mark


Sobre Mark

Mark é o editor responsável deste blog e tem a missão principal de compartilhar informações e novidades relacionadas à álbuns digitais e ao processo de criação utilizado pelo Creative Photo Show. Seus interesses incluem ainda arte digital, programação, design e educação.







Contato: suporte@creativephotoshow.com.br  
Atualizado em 25/07/13